Pedagógico

A proposta pedagógica do Colégio Dom Bosco leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente e o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Apresenta como objetivo desenvolver num trabalho pedagógico que garanta a educação e a qualidade de vida do aluno considerando seus aspectos sócio-afetivos, cognitivos, psicomotores e biológicos. Preocupa-se também em transmitir valores éticos e morais. O contato com realidades e fontes de informação diversas, amplia a capacidade pessoal do aluno, incentiva-o a buscar maior autonomia intelectual e aprenda a construir seu conhecimento.​

O Colégio Dom Bosco inspirando e norteando toda a ação pedagógica, nos quatro pilares da educação – aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a ser – orientam a concepção da educação que é pensada e planejada como um todo.

Nossa proposta valoriza o acompanhamento passo a passo da vida escolar do aluno, a comunicação e interação entre a escola e a família. Nossa concepção de aprendizagem está baseada em referenciais sócio-construtivistas que norteiam o Projeto Pedagógico da Instituição e sua ação educativa. Acreditamos que a criança aprende através das relações que estabelece com o mundo que a rodeia, com o conhecimento produzido pela humanidade e com as outras pessoas através de atividades e projetos.

Sabemos, assim, que a aprendizagem será significativa para o aluno à medida que os conteúdos acadêmicos trabalhados estiverem relacionados às suas práticas sociais. Salientamos que é impossível aprender sem informação e, nessa perspectiva, o professor tem o papel de mediador entre o aluno e os objetos de estudo. Para nossa Instituição tão importante quanto à quantidade de conhecimento, é o aluno aprender como aplicá-lo, a atuar e relacionar-se com o mundo, conhecer suas próprias emoções, ter entusiasmo diante da vida e definir um projeto claro na busca de sua felicidade.

Os estudantes contam com o apoio de professores especialistas, altamente qualificados, que recebem formação continuada em parceria com Sistema Positivo de Ensino e também com o Projeto Escola da Inteligência.

Ensino

Educação Básica

Apresenta um conjunto de leis, decretos, pareceres e resoluções referentes aos níveis de Educação Básica do Brasil que tem por finalidade assegurar a formação comum e o exercício da cidadania.

Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003.

Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional com relação à inclusão, no currículo oficial da Rede de Ensino, da obrigatoriedade do ensino sobre “História e Cultura Afro-Brasileira”, entre outras providências.

Educação Infantil

Resolução CEB n.º 1, de 7 de abril de 1999

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

Resolução CEB/CNB n.º 02/99

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docentes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal.

Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil

Volume I

Volume II

Ensino Fundamental

Lei n.º 11.274 de fevereiro de 2006

Altera a redação dos artigos 29, 30, 32 e 87 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de nove anos para o Ensino Fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 anos de idade.

Resolução CNE/CEB n.º 3, de 3 de agosto de 2005

Define normas nacionais para o aumento da duração do Ensino Fundamental para 9 anos.

Resolução CEB/CNB n. 02/99

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de docentes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade normal.

Resolução CEB/CNE n.º 2, de 7 de abril de 1998

Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.

Ensino Médio

Informações sobre o que é o Ensino Médio, as políticas educacionais, regulamentação do curso, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio — PCNEM, estatísticas e avaliação do Inep, Saeb, Enem.

A íntegra da LDB e das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio — DCNEM — pode ser obtida também no volume “Bases Legais” dos PCN — Ensino Médio.

Chat Online
1
Olá! Obrigado por nos visitar. Por favor, pressione o botão Iniciar para conversar :)

Iniciar